O que é sexo tântrico?
O sexo tântrico é um método de relação sexual que visa alcançar a atenção plena e uma conexão profunda para seus participantes por meio de respiração, contato visual prolongado, abraços, massagem e relações sexuais lentas e deliberadas. O sexo tântrico é um componente do tantra (“tecer” em sânscrito), um sistema de crenças espirituais da Índia que se concentra nas conexões mente-corpo. O objetivo do sexo tântrico é mover a energia sexual entre os participantes para facilitar a cura, a transformação e o crescimento espiritual.
Quais são as origens do sexo tântrico?
O sexo tântrico é uma parte de um sistema de crença espiritual chamado tantra, que se originou em 600 EC na Índia como uma amálgama das antigas tradições hindu, budista e jainista. O tantra clássico é um caminho espiritual que trabalha em direção à atenção plena e conexão fora de si mesmo, em todos os aspectos da vida, com o objetivo final do alinhamento dos chakras e da verdadeira iluminação.
Enquanto o tantra clássico ainda é praticado em todo o mundo, as culturas ocidentais adotaram práticas tântricas na forma de “neotantra”, que ganhou popularidade nos últimos 150 anos. O objetivo do Neotantra é atenção plena e conexão, com um foco mais amplo na intimidade sexual ou sexo tântrico do que o tantra clássico.
Quais são os benefícios do sexo tântrico?
O sexo tântrico pode oferecer uma ampla variedade de benefícios:
- Libera você das expectativas . Muitas pessoas abordam o sexo com certas expectativas ou preocupações – por exemplo, a expectativa de que a penetração ocorrerá ou as preocupações sobre se você ou seu parceiro atingirão o clímax. O objetivo do sexo tântrico é liberá-lo dessas expectativas. Você pode desfrutar da sexualidade tântrica com ou sem penetração, orgasmo ou até mesmo um parceiro. Deixar de lado essas expectativas pode ajudá-lo a relaxar e aproveitar o momento presente, promovendo mais bem-estar espiritual em torno da experiência sexual.
- Incentiva a atenção plena . Do trabalho às finanças, todos lidam com muitos estressores diários. Essas preocupações e estressores podem acabar invadindo o quarto, dificultando dar ou receber prazer sexual. O sexo tântrico funciona para libertá-lo das distrações e concentrar-se no seu corpo (ou no do seu parceiro), ajudando você a se concentrar no momento presente, aproveitar sua energia sexual e permitir que você desfrute de um sexo melhor.
- Pode levar a uma conexão mais profunda . Esteja você explorando a sexualidade tântrica com um parceiro ou sozinho, a prática pode deixá-lo mais sintonizado com a experiência sexual. Por meio de respiração, massagem ou métodos baseados em parceiros, como contato visual, você pode desbloquear uma conexão mais profunda consigo mesmo ou com seu parceiro para uma experiência mais íntima.
- Muitas vezes estende a relação sexual . O sexo tântrico visa uma interação lenta e ponderada que permite explorar e relaxar em vez de se apressar em direção ao orgasmo. De longas sessões de preliminares a “bordas” (uma prática sexual que envolve ciclos de estimulação intensa enquanto adia o clímax para aumentar o prazer), o sexo tântrico geralmente dura mais do que a relação sexual tradicional.
- O sexo tântrico é lento e íntimo, com foco na conexão consigo mesmo e com seu parceiro.
- Prepare-se para o sexo tântrico aprendendo sua história, criando um espaço seguro e praticando a atenção plena.
- Durante o sexo tântrico, você deve se concentrar em sua respiração e envolver todos os seus sentidos.
Você já quis desacelerar as coisas no quarto e obter uma conexão mais íntima com um parceiro? Se sim, você pode querer considerar sexo tântrico— uma forma de intimidade focada em fortalecer os laços entre você e seu parceiro.
Veja como praticar sexo tântrico e dicas para integrar a prática em sua vida sexual .
Entendendo o sexo tântrico
O sexo tântrico é uma versão mais lenta do sexo projetada para aumentar a intimidade. Ela deriva da palavra sânscrita tantra , que significa tecido junto, e está enraizada nos ensinamentos hindus e budistas.
No sexo tântrico, o objetivo não é atingir o orgasmo rapidamente (se chegar) ou sentir um prazer físico incrível. Em vez disso, o sexo tântrico se concentra em criar uma conexão genuína e consciente dentro de você e depois entre você e seu parceiro.
“Você sente como se estivesse se fundindo, ou melhor, que as coisas que o separam são ilusões do mundo material”, diz Stefani Goerlich , uma assistente social e terapeuta sexual licenciada. “O resultado da prática tântrica é a criação de laços estreitos com o parceiro, maior consciência do próprio corpo e o desenvolvimento de habilidades como atenção plena, contenção e comunicação.”
Outro benefício do sexo tântrico é sua capacidade de aliviar a ansiedade . Tradicionalmente, a intimidade pode causar ansiedade de desempenho em torno da ejaculação precoce , disfunção erétil e a preocupação em garantir o orgasmo.
“Essa pressão… leva você de estar no momento e em seu corpo, para estar em sua cabeça”, diz Kamil Lewis , terapeuta sexual e de relacionamento no sul da Califórnia.
O sexo tântrico remove essas ansiedades. “Quando [você] é capaz de redirecionar o foco para experimentar as sensações de simplesmente estar presente e conectado, [você] pode desfrutar do sexo sem ansiedade ou medo”, diz Goerlich.
Como se preparar para o sexo tântrico
Se você estiver interessado em sexo tântrico, você deve se preparar de três maneiras principais.
1. Conheça sua história
Como acontece com qualquer prática enraizada em uma cultura específica, dedicar um tempo para entender sua história mostra respeito por sua origem e permite que você a abrace com uma compreensão mais completa.
“Não podemos assumir as práticas espirituais e religiosas de outras culturas sem dedicar um tempo para honrar as origens e entender o que estamos fazendo”, diz Goerlich. Um ótimo lugar para começar poderia ser esta visão cultural e histórica do tantra.
2. Pratique a atenção plena
Para se preparar para o sexo tântrico, Lewis recomenda fazer uma prática de atenção plena para se conectar com seu corpo, tornar-se consciente dos sentidos e desacelerar – todos os aspectos integrais do sexo tântrico.
Isso pode ser feito por meio de ioga , meditação ou focando intencionalmente em sensações e movimentos ao longo do dia.
3. Crie um ambiente seguro
Se você está tentando sexo tântrico, crie um ambiente seguro onde você e seu parceiro se sintam à vontade para se conectarem consigo mesmos e um com o outro.
“Em algum lugar onde você possa se sentir desinibido por distrações e em algum lugar onde você não se sinta constrangido com os sons que você pode fazer”, diz Lewis. “Gemidos, grunhidos e vocalizações são incentivados com o sexo tântrico, então considere um momento em que colegas de quarto, pais ou filhos não estejam em casa.”
Dicas para praticar sexo tântrico
Quando estiver pronto para praticar o sexo tântrico, lembre-se de cinco dicas.
1. Concentre-se na respiração
Concentrar-se na respiração é um componente essencial do sexo tântrico, pois permite uma conexão mais profunda. Os parceiros são incentivados a sincronizar suas respirações, de modo que quase se torna um movimento, diz Molly Papp , LMFT, sexóloga, terapeuta de vício em sexo certificada e proprietária da Bella Vida Therapy .
Como na maioria das práticas de atenção plena, a respiração também o ancora no momento presente. Tente prestar atenção em uma parte do corpo onde você sente a respiração, como a barriga ou o peito, e volte a focar sua atenção nessa parte.
2. Olhe nos olhos um do outro
Passe algum tempo olhando nos olhos de um parceiro. Embora o contato visual contínuo não seja necessário para o sexo tântrico, Papp recomenda que isso ocorra com frequência para ajudar a construir uma conexão íntima.
Olhar nos olhos é outra maneira de sincronizar a energia um do outro. Para olhar mais profundamente, tente se concentrar em fazer com que seu olho direito se conecte com o olho direito.
3. Desacelere
O sexo tântrico não é uma corrida para uma linha de chegada orgástica, mas uma chance de desacelerar e explorar os corpos um do outro. Pode durar até que você atinja o orgasmo, se sinta conectado ou esteja emocionalmente satisfeito.
Essa mudança de atitude alivia muita ansiedade tipicamente sentida. “É especialmente ótimo para as mulheres por causa de seu foco em desacelerar as coisas e esperar que a excitação aumente”, diz Papp. “Em uma época em que somos inundados por uma pressão irreal para sentir prazer orgástico em poucos minutos, isso é libertador para muitas mulheres.”
4. Envolva todos os cinco sentidos
O único “objetivo” do sexo tântrico é permanecer presente e estar ciente das sensações do corpo. Para fazer isso, Lewis sugere prestar atenção a todos os cinco sentidos, não apenas ao toque.
“Observe como seu parceiro cheira, como são as curvas de seus corpos, que gosto você sente na boca quando beija, como soa quando ele ou você geme”, diz Lewis. “Essas são ótimas maneiras de se ancorar em seu corpo e estar presente no momento.”
5. Incorporar massagem
O sexo não precisa ser penetrativo. “Beijar, tocar, segurar, esfregar e muito mais pode levar a uma experiência sexual tântrica completa, sem necessidade de penetração”, diz Lewis.
Mesmo se você quiser incorporar sexo com penetração, Goerlich diz que não há razão para se apressar. Comece concentrando-se em marcadores que o mantêm presente e conectado, como massagem ou carinho.
“Prolongue essa exploração sensorial e leve-a para o seu sexo com penetração – se de fato você faz sexo com penetração”, diz Goerlich.
Na verdade, focar em outras formas de intimidade pode ajudar a manter os níveis de ansiedade baixos. “Algo mais sensual do que sexual pode ajudar a acalmar um ou ambos os parceiros”, diz Papp. “Uma sessão de carinho ou massagem ajudaria a aliviar essa ansiedade e facilitar a experiência”.
6. Experimente yab-yum: a melhor posição sexual tântrica
A posição yab-yum é uma posição sexual tântrica icônica. Também é chamada de posição de lótus.
Para fazer isso, um parceiro (geralmente o parceiro penetrante) senta-se de pernas cruzadas e o outro parceiro os monta. O parceiro de cima pode envolver as pernas ao redor da cintura do parceiro e ambos podem se abraçar com os braços. Essa posição íntima prepara você para contato visual profundo e respiração em parceria. Pode envolver penetração, mas não precisa.