O que é o Tantra?

03/04/2020

Talvez mais do que qualquer outro continente ou país, a Índia seja abençoada com uma miríade de modelos espirituais e filosóficos que surgiram para responder, freqüentemente por meio de experimentação pessoal, às questões fundamentais da vida.

O tantra representa a exposição teológica e metafísica mais elaborada do continente.

Embora o tantra possa ser encontrado em muitas culturas e entrelaçado com muitas religiões do mundo, este artigo tratará do tantra, como é tradicionalmente apresentado na própria Índia, em particular na seita tântrica do Shaivismo da Caxemira; a exposição central e mais avançada do tantra.

O termo geral ‘Tantra indiano’ denota todos os ensinamentos e práticas encontrados nas escrituras (chamados Tantras ou Agamas) e transmitidos oralmente do guru ao discípulo. Dito isto, o tantra é um sistema, uma filosofia e uma tecnologia tão intuitivas e naturais para o homem que sua essência pode ser vista em todos os caminhos espirituais genuínos, desde o taoísmo, o budismo tibetano, a cabala e o tarô, até os cultos dos antigos egípcios e até mesmo dentro dele. Cristandade.

O tantra é um assunto vasto e complexo e este artigo apenas arranhará a superfície do paradigma tântrico, concentrando-se principalmente em algumas das aplicações práticas e iogues do tantra.

Shiva e Shakti

A premissa básica do Shaivismo da Caxemira afirma que a Realidade é, em última análise, uma, embora pareça ser duas. Da mesma maneira que uma única moeda tem dois lados, ainda assim, uma coisa é ” tudo o que é ” aparentemente aparece como dois componentes. Estes são o manifesto e o não manifesto , ou de outra forma declarado; energia e consciência.

Ao contrário do modelo filosófico ateísta e dualista de Samkhya, o Tantra divinizou esses dois conceitos. A consciência é conhecida como Shiva e a energia é  Shakti .

Shiva é, portanto, pura latência não manifestada, sem forma ou formato. Um vazio que está paradoxalmente grávido de uma vida íntegra.

Essa potencialidade quieta e silenciosa pode ser encontrada dentro da experiência humana como um estado em que nenhum pensamento está presente, nenhuma sensação está presente e nenhum senso do eu individual está presente; uma intuição de puro ser onde tudo o que resta é um profundo e íntimo senso de universalidade sem centro.

Os Maha Vakyas (grandes declarações místicas) do grande sábio Adi Shankaracharaya apontam para essa realidade espantosa. :

‘Eu sou isso’ (Tat Tvam asi)

‘Eu sou idêntico à inteligência subjacente’ (Aham Brahmasmi)

‘A realidade absoluta é pura consciência’ (Pragyanam Brahma)

‘Eu sou a Testemunha Eterna’ (Aham Sakshihi)

Analogamente, poderíamos dizer que Shiva / consciência é como um observador imóvel e imutável, uma testemunha silenciosa de sua própria infinitude. Shiva é o fundamento último de toda a realidade, na qual todas as formas de vibração são suas expressões . Assim como o sol não está separado de seus raios, a realidade última não está separada de sua manifestação. A realidade é, portanto, luminosa e autoconsciente.

Por esse motivo, Shiva e Shakti são retratados como amantes da eterna união sexual. Um emblema bonito e distinto que descreve o conceito tântrico central de Prakasha / Vimarsha .

Prakasha   se relaciona com Shiva e significa a Luz da Consciência e Vimarsha se relaciona com Shakti e é o Poder da Autoconsciência. Vimarsha implica que somos reflexos ou representações da pura consciência.

Vale a pena notar que, sem os humanos e as inúmeras outras expressões da criação, Shiva é como se fosse manco, inerte; sem membros através dos quais ele pode experimentar a alegria de ser.

De acordo com a filosofia tântrica, pensamento, matéria e tudo o que podemos perceber através dos cinco sentidos, incluindo as correntes elétricas que sentimos se movendo através de nossos corpos, é uma dança de amor de Shiva e Shakti .

Claramente, o Tantra é uma filosofia comemorativa que abrange toda a vida, que inclui toda a criação e as práticas tântricas da mesma forma abrangem toda a vida.

Definições de Tantra

O tantra pode ser pensado como um conjunto de hipóteses, práticas espirituais e ações ritualísticas que, através do esforço pessoal e da experimentação ( sadhana ), são projetadas para direcionar as energias universais do macrocosmo para o praticante ( sadhak ). A razão para empreender tais esforços é nada menos que a libertação total da ignorância e do sofrimento ( Moksha ).

Um significado do tantra é ‘tecer’. Também é ensinado que o tantra é como o lançador real que se move entre os fios ao tecer um tecido, implicando corretamente que o tantra pode ser um dispositivo ou tecnologia. O próprio tecido representa o universo com todas as suas energias sutis e todas as miríades de permutações da consciência. Esse tecido da realidade é como uma matriz interconectada, e o tantra é a expansão de nossa consciência, na qual essas interconexões são intuitivamente e experiencialmente compreendidas … a experiência interior de que tudo é intrinsecamente entrelaçado e, em última análise, é uma ocorrência.

Etimologicamente falando, o tantra vem da raiz das palavras sânscritas tanoti, que significa esticar ou expandir, e trayati, que significa liberar ou libertar. Então tantra ( tan + tra ) significa expandir as fronteiras da apreensão além do material para os reinos mais sutis da percepção e, portanto, através dessas idéias cada vez mais refinadas, alcançar conhecimento espiritual ( jñana ) e liberação ( moksha ).

Apesar da teoria exaustiva encontrada nos textos agâmicos, o tantra é um sistema prático. É chamado de sadhanashastra , o que significa que é uma escritura orientada para a prática. É um sistema que abraça a vida e abrange um vasto número de práticas para todos os tipos de aspirantes; assim, sexualidade, amor, vida social e atividades artísticas são considerados vetores da evolução espiritual.

O tantra é simultaneamente uma ciência ritualística precisa e uma expressão espontânea e comemorativa e espontânea, nossa da divindade humana inata. A espontaneidade é incentivada durante a vida e o sadhana, no entanto , existem certos rituais que exigem precisão exata para que o praticante seja vítima de possessão de espíritos sombrios e loucura.

Visões do Divino

Existem seis modelos ortodoxos que compõem a maior parte do pensamento espiritual e filosófico indiano, chamados darshanas. Eles reconhecem o corpo antigo de textos espirituais, juntos conhecidos como os Vedas, como a fonte última do conhecimento espiritual. (Os [ astika ] darshanas ortodoxos são: Samkhya, Vaisheshika, Purva Mimamsa, Yoga, Nyaya e Vedant a.)

Existem outros darshanas que são considerados heterodoxos ( nastika ) que incluem budismo e jainismo, entre outros. O Tantra, no entanto, é classificado como mais uma sub-escola do pensamento indiano, pois contém vários conceitos encontrados nos darshanas clássicos, enquanto rejeita os Vedas como fonte primária de conhecimento.

O importante a considerar é que os darshanas não são meramente idéias ou conceitos abstratos evocados na mente de alguém, dizem que são verdades que foram realmente realizadas pelos sábios e rishis que os expuseram; escritura revelada .

Darshan é um evento na consciência em que há um aumento da consciência espiritual ou espiritualidade. A palavra darshana é frequentemente traduzida como “visão do divino”. Isto é, a sabedoria divina é transmitida diretamente ao destinatário, para que ele entenda as verdades em sua própria experiência de vida. Essas experiências da verdade foram sistematizadas, algumas vezes codificadas e depois apresentadas pelos antigos sábios, para que pudessem ser entendidas e acessadas pelo homem comum de maneira prática.

Darshan pode ser recebido em mediação profunda ou em consciência desperta, através da transmissão de um mestre iluminado, um texto, um ritual específico ( puja ), um pedaço da natureza, como uma montanha ou um rio e assim por diante.

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